top of page

Principais tipos de adesivos e suas aplicações

Atualizado: 26 de jul. de 2022




Adesivos são usados desde a Antiguidade para unir os mais diferentes materiais. Atualmente, os principais tipos de adesivos são as colas à base de água como PVA ou acrílicas, os adesivos hotmelt, os adesivos à base de cianoacrilato, adesivos à base de poliuretano ou ainda outras tecnologias como os produtos base MS, colas epóxi, colas base solvente, entre muitos outros.

Os adesivos base solvente estão gradativamente perdendo espaço no mercado para tecnologias mais limpas e sustentáveis como os produtos em base água e hotmelts ou para tecnologias mais eficientes como por exemplo os adesivos de secagem instantânea à base de cianoacrilato. A tecnologia PVA surgiu na Alemanha em 1912 quando foi acidentalmente descoberta pelo químico alemão Fritz Klatte, tendo sua produção efetivamente iniciada por volta dos anos 20. Após a tecnologia PVA em base água, foi em 1942 que surgiu o adesivo instantâneo à base de cianoacrilato pelas mãos do Dr. Harry Coover quando sua equipe na Eastman Kodak que pesquisava o desenvolvimento de plásticos transparentes para utilização em miras de precisão de armamentos durante a Segunda Guerra Mundial acabou acidentalmente descobrindo o composto de alta aderência que daria origem à super cola, tendo sua produção iniciada em escala comercial em 1958. A década de 40 marca também o surgimento dos adesivos hotmelt quando Paul Cope da Procter & Gamble desenvolve o hotmelt como um avanço aos adesivos base água que apresentavam problemas em climas úmidos, lançando as bases do avanço da indústria na direção de adesivos mais eficientes e sustentáveis.

Os adesivos hotmelt são sólidos em temperatura ambiente, aplicados na forma líquida quando submetidos à altas temperaturas, e colam ao solidificar pela perda de calor. São produzidos utilizando um polímero base, que pode ser o EVA ou por exemplo borrachas como SBS ou SIS, resinas e aditivos como ceras, parafinas ou cargas minerais. Quanto ao formato, podem ser em bastões, granulados em esferas ou nos chamados pillows ou almofadas quando no caso dos hotmelts PSA sensíveis à pressão. Adesivos hotmelt são utilizados em diversos segmentos industriais para as mais variadas aplicações, entre as quais podemos destacar os hotmelts para colagem de bordas na indústria moveleira ou para fechamento de embalagens em indústrias dos mais diversos segmentos como por exemplo a indústria alimentícia e a farmacêutica. O grande diferencial dos hotmelts é a velocidade que esses adesivos termoplásticos garantem aos processos de final de linha na embalagem das indústrias. São geralmente caracterizados pela viscosidade, ponto de amolecimento e tempo em aberto/set time. Quanto mais curto o tempo em aberto do hotmelt, mais rápido o processo de colagem na indústria.

Os adesivos PVA em base água são produzidos pela polimerização do monômero de acetato de vinila com álcool polivinílico em água e podem ser utilizados para diversas aplicações em papel, madeira, entre muitas outras. Assim como os hotmelts, são considerados adesivos sustentáveis por serem atóxicos e isentos de solventes. Estão disponíveis em embalagens de 1.000 kg até frascos com 90 gramas e são geralmente caracterizados pela viscosidade, teor de sólidos e resistência à umidade: adesivos PVA classe D4 por exemplo apresentam máxima eficiência e resistência contra umidade.

Os adesivos à base de cianoacrilato, também conhecidos como instantâneos, podem ser à base de etilcianoacrilato ou metilcianoacrilato também por exemplo. Os mais comuns são à base de etilcianoacrilato. São caracterizados pela viscosidade, geralmente em baixa visco, média ou alta, sendo os de média viscosidade os mais comuns. Os adesivos instantâneos, assim como também os adesivos PUR por exemplo, reagem com a umidade do ar e por isso precisam de embalagens específicas e cuidados especiais na sua manipulação para evitar que o produto entre em contato com o ar. São as melhores opções para trabalhos manuais que exigem máxima velocidade e colagem instantânea.


Quando o assunto é adesivo, pode contar com a Rendmelt. Temos uma vasta gama de produtos em todas as principais tecnologias de adesivos.

Rendmelt, a marca de adesivos que mais cresce no mercado! Colou? Não solta mais

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp
bottom of page